sexta-feira, 8 de março de 2013

Dia da Mulher

Hoje é o Dia Internacional da Mulher!
Confesso que não dou grande importância a este dia, nem sou grande fã de celebrar uma coisa que, por si só, não é grande feito.
Se virmos bem, na maior parte do Planeta Terra, nascer mulher não é feito nenhum. Feito, sim, é ter nascido mulher no meio de um mundo que foi concebido para os homens, num mundo que lhes é hostil e, mesmo assim, ter vingado. E, nesse mundo, a mulher ter ganho o direito a ser olhada como igual, e não como um ser inferior, mais fraco e frágil. 
Defendo, portanto, um Dia Internacional da Mulher-que-vingou-num-mundo-que-lhe-era-hostil. Isto sim era um facto marcante, uma data que mereceria  ser celebrada mundialmente, por todos os Homens.
Mas não. O que hoje  se celebra é, apenas e só, o Dia Internacional da Mulher. Sem mais. De qualquer mulher. Mesmo daquelas que, como eu, nada fizeram para o merecer. O que fiz de meritório que merece ser celebrado hoje? Nada! Já nasci com todos os direitos e mais alguns. E, durante toda a minha vida, apenas os aproveitei devidamente... Não lutei mais por ser mulher. E se o fiz foi, provavelmente, porque os homens, meus "rivais", eram consideravelmente (por ex. profissionalmente) melhores que eu...
Por tudo isto, na minha humilde opinião, este é o Dia Internacional da Mulher-mesmo-daquelas-que-aproveitaram-os-seus-direitos. E, como tal, não me apetece celebrar este dia!


Di

Sem comentários:

Enviar um comentário